BRASIL DEVE FECHAR ACORDO COMERCIAL COM PAÍS ASIÁTICO LÍDER EM RIQUEZA

portuário

Até o final do ano, o Mercosul, capitaneado pelo Brasil, deve concluir uma acordo de livre comércio com Singapura, país que possui o terceiro maior PIB per capita em paridade de poder de compra do mundo e constitui um dos maiores centros de exportações da Ásia, com o quinto maior porto global. O comércio do Brasil com Singapura vem aumentando significamente. Em 2020, o país ocupava o 12º lugar no ranking dos principais destinos das exportações brasileiras. Este ano, já passou para a 8ª posição, a frente de países como Alemanha e México.

“O acordo deverá representar um incremento das trocas comerciais com Singapura e uma importante porta de entrada para os produtos brasileiros entre os países asiáticos”, disse Pedro Miguel da Costa e Silva, Secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas do Ministério de Relações Exteriores, em entrevista exclusiva à EXAME.

As negociações acontecem há pelo menos dois anos e devem se encaminhar para a assinatura formal do acordo até o final do ano, segundo o Itamaraty.

Atualmente, o Brasil exporta principalmente produtos manufaturados para Singapura, como óleo combustível de petróleo ou de minerais, que correspondem por 60% das exportações. Em seguida, têm destaque os óleos brutos de petróleo ou de minerais (16% das vendas). Carnes de frango, suínos e bovinos também ocupam um papel importante nas exportações.

Informações de Exame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *