Carga Consolidada? O que é?

Milhares de operações de comércio exterior são feitas diariamente no Brasil, essas ações movimentam bilhões de dólares anualmente e se tornam cada vez mais essenciais para a economia nacional. Um mercado assim diversificado e abrangente possui opções para alcançar todo o tipo de negócio, indo desde a multinacional até a novata no cenário internacional, oferecendo opções que sejam vantajosas para todos e mantendo a competitividade entre todos os players. Uma dessas vantagens apresentadas é a possibilidade de fazer o transporte da carga de forma consolidada, transportando variadas mercadorias de fornecedores diferentes em um único contêiner.

Carga Consolidada

O transporte de carga consolidada é uma excelente opção para quem deseja diminuir os custos de sua operação, pois evita o excesso de mercadorias, transportando somente o necessário. Outro ponto importante que a carga consolidada oferece é a redução burocrática, possibilitando ao operador a emissão de apenas uma documentação, entretanto, será necessário fazer a especificação de todos os itens.

Esse tipo de operação também oferece vantagens logísticas, por se tratar de uma entrega única, a movimentação se faz muito mais simples, possibilitando um menor custo com transporte e dedicando um menor número de colaboradores ao fazer o descarregamento das mercadorias. Outro setor que se beneficia com esse processo é a estocagem ou almoxarifado, que pode preparar toda a otimização de layout em uma única oportunidade, fazendo o melhor uso possível do espaço disponível.

Porém, também é importante manter em mente as possíveis desvantagens desse tipo de operação, em principal, destaca-se o risco de avarias na mercadoria ou até o extravio do contêiner no transporte, afetando uma gama maior de produtos e gerando mais dores de cabeça do que em cargas comuns. Outro risco importante é relativo a organização da carga ao ser transportada, o carregamento de uma mercadoria frágil em conjunto com outro produto sem o devido cuidado, pode gerar um prejuízo maior do que o valor ganho com a consolidação da carga.

Conheça A Narwal Sistemas

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 6 de setembro de 2018

    […] diminui os gastos ligados ao transporte dessa carga, podendo até fazer a importação por meio de carga consolidada, enquanto ainda mantem capital em caixa para futuras […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça Mais Sobre a Narwal Sistemas!