Como Funciona Uma Importação Por Compra e Ordem?

Expertise e excelência são atributos que demandam de tempo para serem adquiridos. Um engenheiro que projeta prédios a décadas, ao longo dos anos, se aliado a especializações e uma constante busca por melhora, alcança a excelência em sua profissão, entretanto, um jovem recém-formado não possui os atributos e qualificações do que esse profissional experiente. O mesmo princípio pode ser aplicado no processo de importação, e por isso existe a importação por conta e ordem de terceiros.

compra-e-ordem

A importação via compra e ordem de terceiros pode ser resumida como a horizontalização das importações de uma empresa, entregando gestão dos processos a uma empresa terceira que já possui uma elevada qualificação em suas operações internacionais. Essa modalidade de importação é muito amigável para empreendimentos que trabalham com uma equipe enxuta ou até mesmo empreendimentos que não estão dispostos a lidar com a burocracia presente no Comex brasileiro.

Toda a operação é minuciosamente acompanhada pela Receita Federal, necessitando de alguns cuidados importantes. Como se trata de uma situação onde uma empresa terceira irá operar utilizando em nome de seu contratante, tal atividade necessita de um firmamento judicial prévio, um contrato, aonde ambas as partes pronunciarão suas devidas atividades. Esse documento precisa obrigatoriamente ser validado pela Receita Federal antes que a mercadoria seja embarcada no fornecedor, com uma antecedência de em torno 10 a 15 dias, para que não ocorram imprevistos de última hora.

Outro fator importante e que deve ser levado em consideração é a necessidade de que ambas as empresas possuam cadastro no Radar, pois a operação, mesmo sendo conjunta por dois empreendimentos diferentes, precisa “caber” no limite do Radar de cada um. Mesmo que a trading possua espaço o suficiente em seu limite para efetuar a operação, caso o adquirente não possua, a mercadoria ficará presa até que limite do Radar seja reajustado ou o tempo para que uma nova cota seja liberada for alcançado.

Conheça A Narwal Sistemas

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça Mais Sobre a Narwal Sistemas!