Conheça o PNCE – Plano Nacional da Cultura Exportadora!

pnce

O Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) é uma iniciativa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) com o objetivo aquecer o cenário do comércio exterior nacional, além de promover o crescimento das exportações de produtos e serviços, trazendo principal ênfase em bens manufaturados, que tem um maior valor agregado. O PNCE é desenvolvido em cinco etapas – sensibilização, inteligência comercial, adequação de produtos e processos, promoção comercial e comercialização – etapas essas que representam o caminho de uma empresa em busca da internacionalização.

pnce

Dentre os serviços oferecidos pelo plano, destacam-se a Vitrine do Exportador (VE), que tem como objetivo divulgar empresas brasileiras, seus produtos e serviços no mercado internacional. Trata-se de uma ferramenta de comunicação, desenvolvida em formato simples e de fácil pesquisa. A VE oferece o serviço Vitrine Virtual, em que o exportador customiza sua página nos idiomas português, inglês e espanhol onde o importador interessado em fazer negócios têm a possibilidade de enviar propostas diretamente às empresas participantes. Empresas potenciais exportadoras podem participar da VE enviando solicitação por intermédio do site.

O Comex Responde é um serviço de solução de dúvidas sobre comércio exterior disponível nos idiomas português, inglês e espanhol. Os questionamentos são divididos em oito temas gerais: Estatística, Exportação, Importação, Investimento, Órgãos Brasileiros de Comércio Exterior, Promoção Comercial, Sistemas e Ferramentas de Apoio e Outros Assuntos, cada um deles subdividido em assuntos específicos. Para utilizar, o usuário deverá informar seus dados de contato e sua área de atuação. As consultas poderão ser efetuadas através de mensagens com até 3000 caracteres e a resposta será enviada diretamente ao usuário no prazo médio de três dias.

A série Aprendendo a Exportar também é parte do PNCE, composta por uma coleção de produtos multimídia orientada para o aprendizado dos procedimentos operacionais da exportação, com abordagem de diversas áreas temáticas de interesse do exportador e características que possibilitam a usuários de diferentes níveis de conhecimento a obtenção de informações de acordo com o grau de interesse.

O objetivo da iniciativa é contribuir para a difusão da cultura exportadora no país, buscando, principalmente, uma maior participação dos empresários das micro, pequenas e médias empresas, dispostos a iniciar sua caminhada rumo ao mercado internacional, fortalecendo a economia nacional e trazendo credibilidade internacional para os empreendimentos brasileiros.

Conheça A Narwal Sistemas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *