Crie um Plano de Exportação e Amplie os Seus Horizontes Profissionais!

Antigamente, era comum ouvir histórias de empresas que decaíram por falta de planejamento ao tomar decisões de alto risco, embora nos dias de hoje a situação seja mais positiva quanto a saúde dos empreendimentos, o planejamento ainda se faz mais do que necessário, e por isso existe o plano de exportação.

plano de exportaçãoO plano de exportação nada mais é do que um documento no qual detalha e identifica cada etapa no processo de internacionalização de um negócio, apontando todos os aspectos legais, operacionais e estratégicos dessa operação, facilitando assim a identificação dos pontos fortes e fracos presentes nessa nova etapa. Esse plano também pode ser de muita utilidade ao empreendedor quando o mesmo apresenta o seu negócio ao mercado internacional, pois demonstra dedicação e planejamento, características essenciais para quem deseja trabalhar em mercados como o europeu, que preza sempre pela excelência de seus produtos.

Alguns pontos são essenciais para a criação eficiente desse documento, dentre elas podemos salientar os aspectos fiscais, operacionais e marketing:

Planejamento Fiscal:

Ter conhecimento sobre as normas fiscais, tributos, taxas internacionais atuantes do país do qual será feita a negociação é de extrema importância nesse documento, pois pode evitar surpresas na hora da negociação e dores de cabeça com irregularidades no envio da mercadoria. Se faz necessário também ter conhecimento prévio sobre os acordos comerciais estabelecidos entre o país de destino e o Brasil, ação que pode fornecer isenções e benefícios fiscais para o produtor brasileiro.

Planejamento Operacional:

Possivelmente a área mais variável de todas, pois depende dos cuidados necessários a cada mercadoria. A logística envolvida nesse processo varia de acordo com a modalidade selecionada para o transporte, o uso da embalagem adequada as normais do local de destino e a possível parceria com uma empresa local para fornecer os cuidados necessários para essa mercadoria, entretanto, muitas empresas preferem contratar empresas terceirizadas para prover esses cuidados, se for o caso, é importante expor no documento as obrigações legais que estão atreladas a essa empresa, para que fique explícito para o contratante e para o contratado a área que cada um deve atuar.

Planejamento de Marketing:

Por se tratar de um produto novo que ainda está se solidificando no mercado internacional, essa etapa pode ser crucial no sucesso do empreendimento nessa nova praça de comércio. Desenvolver pesquisas, verificar o poder aquisitivo e estar ciente das peculiaridades culturais da região são ações que facilitam a entrada do produto nas casas locais. É importante desenvolver uma boa campanha publicitária com um pensamento voltado ao país de destino, pois nem sempre as campanhas executadas no Brasil se encaixam com os mercados internacionais.

Entretanto, no próprio Plano de Exportação devem conter orientações para readequar processos que não deram certo e orientações em como resolver problemas relacionados ao tema.

Conheça A Narwal Sistemas

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça Mais Sobre a Narwal Sistemas!