Qual a Diferença Entre Ex Works (EXW) e Free On Board (FOB)?

Ex Works (EXW) e Free On Board (FOB) são modalidades de Incoterms usadas para descrever situações em que os vendedores têm a responsabilidade de fazer toda a preparação dos bens e a disposição da mercadoria em um local específico para que o comprador faça o transporte. Embora sejam semelhantes, as responsabilidades e obrigações variam entre EXW e FOB.

exw e fob

O Ex Works especifica que o vendedor é responsável por disponibilizar os produtos para a retirada em seu próprio armazém, também conhecido como “preço em porta de fábrica”, logo, o vendedor não se faz responsável pela parte do transporte, colocando tal responsabilidade no comprador. O contrato comercial EXW é favorável para o vendedor, porque o comprador se faz responsável caso algo aconteça durante o transporte dos bens, como a perda de mercadorias no trânsito.

Por exemplo, um vendedor de placas eletrônicas está localizado em Santos e seu comprador se encontra em Florianópolis. O comprador e o vendedor concordam com o preço desses produtos e assinam um contrato comercial Ex Works. O comprador quer fazer a retirada dos produtos em duas semanas diretamente na fábrica do vendedor. Nesse caso, o comprador é responsável por todos os custos adicionais associados à entrega dos bens até Florianópolis, pagando todos os custos de transporte, e se os produtos se perderem ao longo do caminho, o vendedor não é responsável pelos produtos perdidos.

Entretanto, quando um comprador e um vendedor entram em um acordo comercial FOB, o vendedor é obrigado a entregar os bens em um porto específico designado pelo comprador, predefinido na hora do fechamento do contrato comercial FOB. Nessa modalidade o vendedor é responsável pelo transporte de mercadorias até o porto, e o comprador é responsável por todos os demais arranjos de transporte até o seu destino final.

Suponhamos que um comprador do Rio de Janeiro queira comprar computadores de um vendedor localizado em Vitória. O comprador e o vendedor assinam um acordo comercial FOB. O comprador designa que os computadores sejam enviados por navio, tornando o vendedor responsável pelas despesas de transporte associadas a chegada dos computadores até o porto, localizado em Vitória. A partir desse ponto, as responsabilidades mudam e o comprador é responsável por todos os custos adicionais associados ao transporte dos computadores para o destino final. O comprador também é responsável por quaisquer danos que possam ocorrer durante o processo de envio.

A solução Narwal Sistemas possui funcionalidades específicas para as mais variadas necessidades enfrentadas por profissionais de Comex. Converse com um de nossos especialistas e entenda como a Narwal pode ajudar o seu empreendimento a alcançar novos horizontes profissionais!

Fonte: Investopedia

Conheça A Narwal Sistemas

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. José Carlos disse:

    Gostei, de simples entendimento, porém por ser tratar de comércio exterior, os exemplos são dentro do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *