Entenda Como a Logística Aduaneira Pode Reduzir Custos!

Dentre os fatores cruciais de uma operação internacional, a preparação logística destaca-se entre os demais por sua importância em reduzir o risco de imprevistos durante o processo. É muito comum pensarmos em soluções logísticas somente quando falamos de armazenamento e transporte, porém, uma boa preparação também oferece vantagens em situações ligadas a transações internacionais.

Conhecida como logística aduaneira, esse modelo de operações propõe a análise detalhada de cada etapa, reconhecendo todas as possíveis complicações e trabalhando para evitar gargalos e contratempos, reduzindo gastos desnecessários que podem levar toda a operação ao prejuízo.

logistica aduaneira

Uma das importantes funções da logística aduaneira é analisar as etapas relativas aos órgãos federais, que apresentam diversas regras e questões alfandegárias.

Existem centenas de produtos que possuem anuência, variando entre brinquedos, cosméticos, alimentos e pneus e, em muitos casos, é feita a inspeção diretamente do rótulo da mercadoria, certificando que o mesmo atende as exigências e fora registrado corretamente. Todos os produtos que possuem anuência precisam de autorização para entrar em território nacional, etapa em que o gerenciador da logística aduaneira deve estar preparado a atender. É necessária a emissão de uma Licença de Importação (LI) em conjunto com o órgão responsável pela controladoria das mercadorias. Existem situações aonde a licença deve ser emitida antes do embarque dos produtos no navio e, caso a licença não seja emitida corretamente, a empresa é multada, aumentando custos e atrasando o andamento geral do processo.

A decisão sobre a maneira ideal de transportar a carga também é parte da logística aduaneira. Mesmo grande parte das operações se resumindo a aéreo e marítimo, modais como rodoviário, ferroviário e dutoviário podem ser uma oferta mais vantajosa para a empresa. Pontos como agilidade, conservação da mercadoria e custo devem sempre ser analisados antes de definir o modal utilizado, tanto em importações quanto exportações.

Possuir na equipe um profissional que tenha conhecimento dessas questões é essencial para quem está em processo de internacionalização ou deseja começar a movimentar mercadorias internacionalmente.

Conheça A Narwal Sistemas

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça Mais Sobre a Narwal Sistemas!