NVOCC? O que é?

Um NVOCC, ou Non Vessel Operator Common Carrier, nada mais é do que um operador que executa o transporte de mercadorias para outras empresas, normalmente, a remuneração é definida por um percentual do valor do frete e valor das despesas combinados. Nessas situações, o operador se faz responsável por todos os riscos inerentes à operação.

Esse tipo de atividade veio como uma alternativa para pequenos operadores, que não necessitavam da aquisição de uma unidade toda para as suas mercadorias, pois muitas vezes não ocupavam todo o espaço disponível no contêiner. É comum que um NVOCC transporte contêineres com mercadorias de diversos embarcadores e até mesmo mercadorias de outros NVOCC’s, reduzindo os custos por embarcador e se tornando a operação mais vantajosa também ao armador, diminuindo a espera por cargas para completar o carregamento de um porta-contêineres.

nvocc

 

Todo o manuseio necessário com a carga é de responsabilidade do NVOCC, efetuando a ovação, unitização e desunitização da carga e muitas vezes também a desova da carga diretamente no importador, exigindo do operador especialização variadas áreas por se tratar de um carregamento em larga escala.
O operador necessita de um correspondente no local aonde a mercadoria será atracada, aonde o mesmo fará o desmembramento do embarque, descarga do contêiner e a devolução ao armador, além de outras funções relativas ao controle das demandas aduaneiras da operação e contato com autoridades marítimas dos países envolvidos.

Em sumo, o operador NVOCC faz a consolidação das mercadorias com pequenos volumes em contêineres e tem ligação direta com o transporte das mercadorias, desde a carga no armazém do fornecedor até o momento da descarga no porto. O NVOCC é um excelente alternativa para quem procura operar em menor escala e quer evitar custos desnecessários enquanto também simplifica a operação e reduz o número de etapas relativas ao importador.

Conheça A Narwal Sistemas

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *