Preço de Frete de Containers Tem Alta de Mais de 500% de Dolar desde Janeiro de 2020

Preço de Frete de Containers Tem Alta de Mais de 500% de Dolar desde Janeiro de 2020

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) fez um diagnóstico sobre o aumento no preço de frete para cada aumento no preço do frete para cada container que chega ou sai do Brasil. Conforme o levantamento, entre janeiro de 2020 e setembro de 2021, o preço dolarizado do frete de um container com destino aos Estados Unidos subiu de até 433%. Se o destino for a costa oeste da América do Sul, a alta registrada é ainda maior: chega a 510% no mesmo intervalo.

O custo do frete também explodiu quando se trata das importações. Uma unidade que venha da Ásia, por exemplo, teve o seu frete – em dólar – encarecido nada menos do que 446% no mesmo período.

A CNI alerta sobre algumas particularidades brasileiras que ajudam a agravar os efeitos da crise global para o transporte. A primeira é que a posição brasileira no Comércio internacional de conteineres tem pouca relevância e responde por apenas 1% dos containers movimentados globalmente. Isso significa que o país está fora das principais rotas de navegação.

Paralelamente, o Brasil também apresenta desbalanceamentos em determinado fluxos de carga (importa mais mercadorias conteiners do que exporta), além do problema crônico de ter baixa eficiência aduaneira portuária.

Em agosto, com o objetivo de mapear os problemas enfrentados desde o início da pandemia, a CNI fez um levantamento com 128 empresas e associações industriais. Quando questionadas sobre suas exportações, 76% observaram aumento no valor do frete de exportação; 70% relataram ter sofrido com a falta de containers ou de navios; e 65% sofreram com cancelamento, suspensão de escala ou serviço regular.

A fotografia não melhora em nada quando se trata de importações que dependem dos conteiners. Dos entrevistados, 96% observaram aumento no valor do frete de exportação; 60% reletaram ter sofrido com a falta de containers ou de navios; e 50% registraram cancelamento, suspensão de escala ou serviço regular.

O diretor executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Bruno Batista, menciona casos abusivos de cobrança. “Para o transporte, o principal reflexo é o aumento dos preços do frete maritimo. O custo de envio de um conteiner de Xangai para a América do Sul, por exemplo, quase quadriplicou desde o início da crise sanitária”, diz.

Bruno Batista também admite que há um consenso de que os problemas logísticos para o transporte de cargas se estenderão por boa parte de 2022. “A solução em custo prazo passa pela retomada do ritmo de produção industrial de containers e pela maior agilidade nas operações de carga e descarga dos navios nos portos. A estabilização das cadeias globais e dos fluxos de movimentação (solução mais duradoura), contudo, demandaram mais tempo.”

Questionado sobre eventuais medidas que possam ser tomadas que possam ser tomadas para resolver o problema, o Ministério da Infraestrutura declarou, basicamente, que não há muito o que fazer, porque se trata de uma limitação de mercado internacional.

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