Trading Company: o que é e qual seu serviço?

Porto, barco no mar e grande navio de transporte de containers, representando o que é Trading Company

Diariamente, diversas empresas espalhadas por todo o país buscam formas de tornar as suas operações comerciais mais produtivas e rentáveis. Por isso, muitas delas investem no serviço de Trading Company.

Para quem não conhece, Trading Company é um tipo de empresa, reconhecida pela legislação aduaneira, que exerce operações de importação e exportação para outras empresas.

Por conta de seu alto conhecimento de mercado, é possível realizar uma negociação mais segura.

Neste artigo, vamos te explicar mais sobre o que é uma Trading Company e como ela funciona. Boa leitura!

O que é Trading Company?

Trading Company é uma empresa que atua como um intermediário entre compradores e vendedores que se encontram em países diferentes, buscando sempre pela agilidade do processo. 

Esses empreendimentos efetuam um planejamento extenso para encontrar as melhores oportunidades oferecidas no mercado e fazer uso das oportunidades fiscais e logísticas apresentadas.

Normalmente, os serviços dessas companhias acabam saindo mais baratos do que a implantação de um núcleo de importação/exportação dentro da empresa, enquanto ainda reduz toda a dor de cabeça atrelada ao processo seletivo, contratação e coordenação de pessoal.

As Trading Companies ainda se destacam por receberem alguns benefícios fiscais, como a isenção de alguns impostos, por exemplo.

Dessa forma, além de conseguir exercer o comércio exterior mais barato, também é possível evitar problemas com os processos aduaneiros, que não são tão simples e fáceis de administrar.

Dentre as principais vantagens de se utilizar dos serviços de uma Trading Company, podemos citar:

  • redução de custos: com uma Trading Company é possível importar somente o necessário, economizando nos custos com armazenagem e controle de estoque. Custos com carga também podem ser reduzidos, já que é possível realizar importação por carga consolidada;
  • confiabilidade: por ter vasto conhecimento sobre o processo de importação, a possibilidade de erros cai drasticamente quando em comparação com uma equipe de importação recém-formada e pouco experiente, garantindo maior confiabilidade no sucesso da operação;
  • comunicação: empresas de trading possuem profissionais fluentes nos mais variados idiomas, beneficiando assim a comunicação com o cliente em seu idioma nativo, transparecendo maior confiança, e impactando diretamente na satisfação do negócio feito.

Como funciona uma Trading Company?

Sobreposição de imagens de um avião voando, globo terrestre digital e um porto com navios de carga, simbolizando o que é trading company

A Trading Company é uma empresa que é especializada desde a pesquisa de mercadorias em fabricantes no exterior, até a entrega para o comprador em seu armazém.

Existem diversos tipos de serviços oferecidos pelas Trading Companies, como, por exemplo, a negociação, a cotação, a gestão de transportes e as tratativas com o fisco.

As atividades de exportação realizadas por esse tipo de empresa são reconhecidas como exportações indiretas.

Já a importação é uma das operações que podem ser realizadas de duas formas, que são:

  • importação por encomenda: trata-se da importação em que a Trading Company é a adquirente da mercadoria;
  • importação por conta e ordem: trata-se da importação em que o comprador é o proprietário da mercadoria. Assim, a importação é um serviço prestado pela Trading Company, por conta e ordem da empresa importadora.

Qual é a diferença entre Trading Company e Comercial Exportadora?

Basicamente, a legislação brasileira reconhece as empresas que atuam como intermédio de operações de comércio exterior como empresas comerciais exportadoras (ECE).

Esse termo é o reconhecido pelo Decreto de Lei N° 1.248, de 1972, que diz sobre os tributos que envolvem a exportação realizada por esse tipo de organização.

De acordo com essa lei, ainda são estabelecidos benefícios fiscais para incentivar as operações comerciais, que atingem tanto o produtor, quanto a ECE.

Portanto, não é possível estabelecer uma grande diferença entre uma Trading Company para uma comercial exportadora.

A principal diferença se encontra em empresas comerciais exportadoras que possuem o Certificado de Registro Especial e as que não possuem.

Esse Decreto diz ainda que apenas empresas que possuíssem o Certificado de Registro Especial poderiam se beneficiar de incentivos fiscais.

No entanto, a regulamentação aduaneira atual não estabelece essa diferenciação. Para a legislação tributária, existem as empresas comerciais exportadoras que possuem Registro Especial e as que não possuem. 

Os benefícios fiscais, no entanto, são aplicados para os dois perfis de empresas.

A Solução de Consulta N° 40, de 4 de maio de 2012, publicada no Diário Oficial da União (DOU), de 7 de maio de 2012, garante que os incentivos são concedidos para as duas espécies de ECEs.

A nomenclatura de Trading Company geralmente é dada às empresas que possuem o Certificado de Registro Especial, enquanto que o termo de empresa comercial exportadora cabe àquelas que não possuem o Certificado.

Mesmo que a legislação brasileira não utilize o termo “Trading Company”, este é reconhecido por regulamentações, como a Solução de Consulta Nº 56, de 16 de junho de 2011, divulgada no DOU de 17 de junho de 2011.

Cabe ressaltar que, para obter um Certificado de Registro Especial, a empresa precisa atender alguns requisitos, que são:

  • estar sob forma de sociedade por ações;
  • possuir capital mínimo que seja equivalente a 703.380 Unidades Fiscais de Referência;
  • não ter sido punida anteriormente por infrações fiscais, aduaneiras e econômicas. 

As empresas em que acionistas, dirigentes ou qualquer outro membro tenha impedimentos para operar no comércio exterior ou alguma dívida com a Fazenda Nacional, não poderão ter o Certificado de Registro Especial.

Quanto ganha uma Trading Company?

Um contrato assinado sobre a mesa e duas pessoas dando um aperto de mãos, simbolizando um acordo. O que pode representar como funciona trading company

Os valores ganhos por uma Trading Company variam de acordo com os serviços contratados por empresas importadoras.

Assim, cada gestão estabelece uma média de valor cobrado. Quanto mais serviços uma empresa desse tipo oferecer, mais ela arrecada.

A venda de serviços também depende de sua atuação no mercado. Caso as suas importações sejam bem executadas, a importadora deve continuar comprando os seus serviços.

A Narwal Sistemas possui a solução mais completa para o dia-a-dia de trading companies e gestão de comércio exterior em geral.

Isso porque a plataforma possibilita a gestão completa para as operações, e ainda facilita a visualização do cliente, que tem acesso a atualizações em tempo real.

A plataforma ainda integra os principais portais de Comex e os melhores ERPs do mercado para impulsionar a sua atividade comercial.

Conheça a solução digital capaz de automatizar e aumentar a produtividade do seu comércio exterior! 

Conclusão

Uma Trading Company é uma empresa que intermedia operações de exportação e importação entre duas empresas, localizadas em países diferentes.

Para quem contrata esse tipo de serviço, os benefícios são bastante significativos. 

Trading companies são capazes de tornar o comércio exterior mais barato, logo que não é preciso se preocupar com os gastos completos de operações aduaneiras.

Além disso, a segurança também pode ser destacada, visto que empresas que realizam esse intermédio possuem bons contatos, e sabem analisar os produtos e os fabricantes, garantindo assim uma negociação de qualidade.

banner narwall

Caso tenha gostado deste artigo, leia também: “Drawback Integrado: O que é e Como Funciona”

Acompanhe o nosso blog e confira artigos relevantes sobre comércio exterior!

Quer saber mais sobre o Narwal?

Se inscreva e receba artigos e notícias em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *