O que é armador comex, seu papel e principais tipos de armadores

Navio em porto, representando um Armador Comex

Se você está inserido no mercado de comércio exterior, provavelmente já deve ter ouvido falar do termo armador comex — mas você sabe o que ele significa?

O armador marítimo é fundamental para que as operações de transporte, que são basicamente o centro da logística de processos de importação e exportação, funcionem de forma eficaz e realizem suas entregas no prazo, ou até mais rápido.

Toda empresa de comex depende de um armador, que pode ser de mais de um tipo diferente.

Entender como se dá esse processo logístico é fundamental para conhecer melhor os prazos de entrega, as formas de transporte e, principalmente, fazer a melhor escolha de armador comex para o seu negócio.

Pensando em ajudar a sua empresa, a Narwal Sistemas, sua especialista quando o assunto é comércio exterior, preparou um conteúdo especial!

Confira abaixo um guia completo sobre armador marítimo, sua relação com demandas de comex, e os principais tipos, além de tirar todas as suas dúvidas.

Acompanhe até o final e boa leitura!

O que é armador comex? E qual é o papel do armador no comércio exterior?

Um armador é o operador logístico responsável por fazer o transporte marítimo de mercadorias.

Eles atuam em serviços de exportação, e no transporte de produtos que vêm de fora para serem distribuídos aqui no Brasil.

Em demandas do mercado de comércio exterior, o armador leva as mercadorias em grandes contêineres, de um porto para outro em rotas pré-estabelecidas, operando os navios responsáveis por esse deslocamento de cargas.

A importância do armador para o Comex

O termo armador comex existe por um motivo: seria impossível garantir o transporte de mercadoria sem a atuação dos armadores.

Dentro das operações de transporte marítimo, o armador é o principal responsável pela distribuição de cargas nos portos designados, podendo ser acompanhado por rastreamento específico, e garantindo que as cargas sejam entregues no prazo determinado.

Mesmo que as empresas de importação e exportação não tenham contato direto com os armadores, elas dependem deles para o desempenho das suas atividades, visando a entrega ao consumidor final.

Com a globalização e a crescente compra de produtos que vêm de fora do país, o papel dos armadores ganhou ainda mais força, destacando a sua importância.

Principais tipos de armadores (comex)

Navio no mar, simbolizando os tipos de Armador Comex

Como citamos, os armadores comex são classificados em mais de um tipo, onde a sua nomenclatura apresenta suas respectivas designações e a forma como atuam.

Confira abaixo quais são esses tipos:

Proprietário

Um armador comex proprietário é aquele onde os proprietários dos navios atuam, também, como armadores.

Logo, somente eles têm o direito de explorar economicamente seus veículos de transporte, oferecendo seus serviços para as empresas interessadas.

Ainda, o registro dos navios que são armadores proprietários pode ser feito em um país diferente daquele em que vão operar — é por isso que podemos encontrar navios de bandeira alemã atuando aqui no Brasil.

Gerentes

Armadores classificados como gerentes são os que atuam usando navios de proprietários, não possuindo navios próprios.

Essa categoria de armador é submetida às diretrizes determinadas pelos donos dos navios, bem como suas regras de operação.

Locatários

Por fim, a última categoria de armadores é a de locatários; aqui, estamos nos referindo aos interessados em usar navios de proprietários que, para isso, pagam uma determinada taxa para o uso de transporte.

Funciona como uma espécie de aluguel de imóveis onde, inclusive, os locatários não ficam dependentes das diretrizes dos proprietários para tocar seus respectivos negócios.

Quais são os maiores armadores de carga do mundo?

O mercado de armador comex movimenta a economia e o comércio internacional com altas quantias e demandas, sendo um mercado extremamente rentável, principalmente pelo seu caráter necessário em termos de logística.

Atualmente, os maiores armadores de navio do comércio internacional são:

  • Maersk, conglomerado dinamarquês;
  • COSCO, empresa marítima chinesa;
  • CMA CGM, transportadora francesa;
  • Hapag-Lloyd, transportadora marítima alemã;
  • Mediterranean Shg Co, gigante suíça do ramo de transporte de cargas.

Esses players atuam mundialmente no transporte de cargas, e operam continuamente, também, aqui no Brasil.

Alianças de Armadores Marítimos

Dentro do segmento de armadores, ainda, existe o que é conhecido como alianças de armadores: basicamente acordos de compartilhamento de embarcações.

Essa aliança é feita de forma estratégica para que as atividades do ramo sejam desempenhadas de forma conjunta, respeitando as regras de livre mercado, além de garantir maior cobertura geográfica com menos custos.

As alianças de armadores marítimos, atualmente, são:

  • 2M Alliance;
  • THE Alliance;
  • Ocean Alliance.

Mais algumas dúvidas relacionadas ao armador comex

Plataforma com inúmeros containers, simbolizando Armador Comex

Para que esse guia fique ainda mais completo e tire todas as suas dúvidas, separamos, ainda, mais algumas informações importantes acerca dos armadores marítimos; confira:

O que é logística internacional?

Chamamos de logística internacional a ferramenta básica de expansão do comércio feito ao nível global.

Esse é o gerenciamento de toda a cadeia de transporte de mercadorias, em importação e exportação, compreendendo, também, os processos burocráticos, fiscais e legais, que a regulamentação entre os países determina.

Quais são os tipos de transporte marítimo?

Também dentro do ramo de atuação dos armadores, os navios são divididos conforme os modelos de exportação e importação, para compreender os variados tipos de carga que são movimentadas pelo comércio internacional.

São eles:

  • frigoríficos;
  • petroleiros;
  • graneleiros;
  • contêineres;
  • cargas gerais;
  • roll-on roll-off.

Narwal Sistemas oferece soluções completas para que a sua empresa de comex atue com sucesso e eficiência; confira aqui nossos serviços!

Conclusão

No artigo de hoje, você conferiu o que é um armador comex e de que forma ele atua, bem como seus variados tipos e outras informações essenciais para compreender melhor o assunto.

A importância do armador é indiscutível para as operações de comércio exterior, atuando em demandas de importação e exportação, e conectando territórios por meio das suas necessidades de consumo, além de movimentar a economia em escala global.

Se você se interessa por assuntos relacionados ao comércio exterior e temas dentro desse segmento, o blog de Narwal Sistemas é para você!

Clique aqui para conferir nossos conteúdos completos e se manter sempre atualizado com nossos artigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *