Como Começar a Investir em Importação e Exportação?

narwal sistemas importacao exportacao comex empresas sistemas radar

É muito comum encontrar cada vez mais pessoas querendo investir em Importação e Exportação, porém, sem saber por onde começar quando pensam em abrir uma empresa de importação e exportação.

investir em Importação e Exportação

Antes de qualquer coisa é preciso saber e entender como funciona todo o processo no Brasil e quais são as exigências mínimas para colocar o negócio para funcionar. Por isso, separamos aqui algumas dicas para quem quer embarcar nesse mundo e começar a dar os primeiros passos na área!ESTUDEEstude, estude e estude. E quando achar que já aprendeu tudo, estude mais. O universo da logística e COMEX é extremamente complexo mas pede muita dedicação e conhecimento para que de fato torne-se lucrativo. É crucial estar munido de informações e manter-se atualizado sobre as mudanças e novidades do mercado para que a sua futura empresa acompanhe tudo sem ter prejuízos ou dores de cabeça. Pensando nisso, estruturar uma estratégia de hedge é também é uma escolha inteligente.

PESQUISE

Saiba quem são os seus concorrentes, pesquise a aceitação do(s) produto(s) que pretende trabalhar, seja no mercado nacional e internacional para assim, conseguir enxergar todas as oportunidades existentes.

FALE

Procure conversar com pessoas que já estão envolvidas nesse mercado e possuem experiência no ramo. Nada melhor do que obter direto da fonte informações relevantes para entender melhor o terreno que quer pisar e o que vai encontrar pela frente. Se não conhecer ninguém, procure um mentor ou um profissional especializado no setor.

INFORME-SE

Diferente do processo de abertura de uma empresa normal, quando você escolhe investir em Importação e Exportação deve estar ciente que existem uma série de regras, normas e procedimentos à serem seguidos. Por exemplo: Você sabia que para uma empresa atuar nessa área precisa ter um cadastro no Sistema Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar), da Receita Federal? Esse costuma ser um dos processos mais burocráticos e ao mesmo tempo indispensáveis para quem quer ter uma empresa com foco no mercado internacional.

VIAJE

Separe parte da verba destinada para investir na abertura da empresa para viajar. Isso mesmo! Vá conhecer o país que deseja importar/exportar produtos e tente obter o maior número de informações sobre o mercado local. Uma dica é tentar saber quais são os eventos relacionados ao tema, como grandes feiras, que acontecerão no país.Esperamos que essas dicas sejam o pontapé inicial para que você se interesse mais sobre o mercado de importação e exportação e caso já tenha uma empresa que atua na área, acesse o nosso site e confira todas as soluções NARWAL Sistemas para alavancar o seu negócio, economizar dinheiro e otimizar processos.

Conheça A Narwal Sistemas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *