Como usar Power BI? Quais as vantagens dessa ferramenta?

como-usar-power-bi

O Power BI é um software de Business Intelligence da Microsoft. Ele faz parte do pacote Office 365 e, portanto, tem um design semelhante aos outros aplicativos do grupo.

Por ser um programa estruturado para a coleta de dados empresariais, ele oferece ferramentas para organização e mensuração de resultados.

Uma pesquisa realizada pela PM3, empresa de educação em produtos digitais, constatou que 27% das companhias entrevistadas têm dificuldades em definir métricas.

Essa dificuldade faz com que a análise de dados não ocorra de forma eficiente, o que pode gerar lacunas. 

Afinal, os dados são primordiais para guiar as empresas em decisões mais estratégicas e assertivas.

E levando em conta que a gestão de dados é fundamental no comércio exterior, o Power Bi, por sua vez, pode auxiliar ainda mais em atividades do ramo.

Neste artigo, vamos te explicar como usar o Power BI no Comex, a partir de uma introdução básica. Boa leitura!

Utilizando o BI em processos de comércio exterior

O mercado do comércio exterior lida com muitos dados. É preciso entender gastos diversos, como de transporte, logística e tributação, bem como as quantificações de mercadorias.

Além disso, gerir um negócio de comércio internacional sem uma boa organização de dados seria uma decisão muito arriscada, visto que é uma atividade no qual são produzidos dados diariamente.

O diferencial de utilizar o Power BI está na produção independente de suas informações. Ou seja, não é preciso usar um sistema padronizado para isso.

Desse modo, é possível projetar os seus dados de forma personalizada, de acordo com o seu modelo de negócio.

Por que usar o BI nesse setor?

como usar o power BI, Como usar Power BI? Quais as vantagens dessa ferramenta?

Para aprender como usar o Power BI, é preciso entender do que se trata.

O Power BI é uma plataforma de Business Intelligence, que tem como ideia uma melhor organização de informações produzidas por uma empresa.

O BI se baseia na coleta, no tratamento e na organização de todos os dados empresariais. Realizar essa tarefa sem o auxílio de um software seria complicado.

O interessante do Power BI é que ele é um programa que, além de informações escritas, também é possível produzir gráficos para visualização mais simplificada.

Outro ponto interessante é que o aplicativo permite o compartilhamento entre outros funcionários da empresa, sendo assim fundamental para empresas em que a responsabilidade da gestão de dados é de mais de uma pessoa.

Como implantar a inteligência analítica no comércio exterior?

A inteligência analítica deve ser implementada em empresas de comércio exterior a partir da contratação de profissionais qualificados nessa função, que saibam como usar o Power BI e outros programas do tipo.

Gestores de comércio exterior que entendem sobre análise de dados devem fazer parte do corpo de funcionários.

A partir disso, é preciso estabelecer um padrão para coleta e organização de informações produzidas.

É importante ainda que, plataformas como o Comex Stat, que reúne uma coletânea de dados do comércio internacional, sejam utilizadas como dados em um espectro geral. 

Ao fazer um bom uso dos dados, é possível ter maior previsibilidade e tomar decisões mais assertivas e rentáveis.

Vantagens da implementação do Power BI

como usar o power BI, Como usar Power BI? Quais as vantagens dessa ferramenta?

O Power BI tem um design característico dos produtos da Microsoft. Ou seja, pessoas familiarizadas com o Excel ou PowerPoint não devem enfrentar tantas dúvidas.

Para entender como usar o Power BI, é necessário saber quais são as suas vantagens.

Abaixo, separamos as principais funcionalidades, que podem ser úteis e vantajosas para o comércio exterior. Confira:

Automação de processos de relatórios

Ao coletar os dados e organizá-los da forma correta no Power BI, é possível produzir dashboards automatizados.

Os dashboards são a representação gráfica de informações, indicadores e métricas de uma empresa. 

Ter esse processo automatizado pode tornar o trabalho mais eficiente no quesito do tempo que seria gasto. 

Conectando diferentes fontes de dados em um modelo de dados

É possível utilizar diversas fontes de dados diferentes no Power BI. Assim você obtém uma maior riqueza de informações, sem grandes impedimentos por conta do programa.

Afinal, ele permite conexões entre vários tipos de arquivos, bem como Excel, bancos de dados, programas de gerenciamento, Google Analytics, Sharepoint, SalesForce, DropBox e outros.

Relatórios interativos e multidimensionais

O Power BI, embora semelhante com outros programas da Microsoft, têm a sua especificidade de produzir gráficos interativos e bastante simples de serem entendidos.

Dessa forma, é possível produzir relatórios interativos e multidimensionais. Existe a opção de modelos de relatórios multidimensionais que ilustram os dados, como cubos.

Análise rápida e fácil

As análises produzidas pelo Power BI são rápidas e simples. Basta organizar todos os dados que você tem e produzir gráficos.

A partir deles, a análise de informações será simples. Vale lembrar ainda que, contar com um profissional da área pode enriquecer ainda mais a leitura de dados, bem como o seu aproveitamento.

Colaboração e compartilhamento seguro de relatórios

Os projetos no Power BI podem ser compartilhados de forma segura, para diferentes funcionários e em diferentes dispositivos, inclusive o smartphone.

Desse modo, vários usuários podem construir um relatório juntos, unindo assim maior participação de pessoas com diversos conhecimentos, de modo a torná-lo mais rico. 

É uma vantagem, pois facilita a integração entre outros setores, fazendo com que sejam tomadas decisões baseadas nos dados. 

Vale lembrar ainda que é possível definir quais serão os acessos da pessoa que recebe os dados, ou seja, é possível definir quem pode editar e quem pode apenas visualizar.

Você, empresário do comércio exterior, procura por soluções tecnológicas para o seu serviço?

A Narwal Sistemas entende bem disso. A empresa oferece um sistema de gestão integrada, que facilita a organização dos dados de forma fácil e confiável. 

A adoção dessa solução pode:

  • eliminar o retrabalho do seu cotidiano;
  • tornar as suas operações de importação e exportação mais precisas;
  • diminuir os seus gastos ao reduzir a chance de erros e promover o aumento de produtividade da sua equipe.

Integre os seus dados em um ERP com a Narwal Sistemas! 

Conclusão

O Power BI é um programa da Microsoft que busca organizar dados e facilitar a produção de gráficos e dashboards.

Tudo é feito por meio dos funcionários da companhia, que podem utilizar inúmeras fontes de dados e ainda produzir relatórios completos, intuitos e de fácil entendimento.

Por esse motivo, é um software adequado para mensuração dentro do comércio exterior.

A Narwal Sistemas oferece integração com o Power BI. O software é nativo no sistema da Narwal. Por isso, é possível pegar como base os dados coletados no Power BI e então os transformar em relatórios e gráficos.

Assim, é possível estabelecer um melhor controle de dados, como número de processos, despesas por Nota Fiscal, impostos, ganhos fiscais e outros. 

Caso tenha gostado deste artigo, também recomendamos a leitura: “Tecnologia em comércio exterior: como a inovação apoia o setor”
Para mais artigos relevantes sobre importação e exportação, acompanhe o nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.