Novidades na Exportação de Carnes Brasileiras!

Exportação de Carnes

Desde meados de 2014, o Governo Federal vem investindo na criação e desenvolvimento do Portal Único de Comércio Exterior, uma ferramenta unificadora e com um funcionamento mais moderno e prático quando em comparação com o antigo Portal Siscomex. Os esforços se intensificaram a partir de 20 de setembro de 2017, quando o novo portal se fez disponível ao público, ganhando novas funcionalidades com o decorrer do tempo. Com a intenção de tornar o novo portal na ferramenta definitiva para Comércio Exterior no Brasil, o MDIC decidiu transportar todas as ações relacionadas a exportação de carnes para a nova ferramenta.

Exportação de Carnes

Essa nova medida, vigorada no último dia 12 de abril, irá cobrir os embarques de carne de aves, bovina e suína, mercado que, em 2017, movimentou US$ 14,9 bi somados por 410 empresas.

A mudança já havia sido previamente programada e fazia parte do cronograma de implantação da ferramenta. Estão programadas diversas alterações com o intuito de migrar todas as ações de exportação para a nova plataforma até o dia 2 de julho de 2018, nessa mesma data, os atuais serviços utilizados para efetuar registros de exportação serão interrompidos, servindo apenas para efetuar consultas de dados.

Por se tratar de uma mudança gradual e progressiva, os usuários terão maior tempo hábil para se familiarizar com as novidades propostas pelo sistema. A ferramenta oferecerá nova maneira de efetuar os Processo de Exportação, tal diferenciação é vista como uma de suas principais vantagens, pois além de reduzir em até 40% o prazo total para a conclusão dos processos de exportação, irá oferecer uma gama de novas vantagens, dentre elas, destacam-se:

  • Eliminação de documentos;
  • Eliminação de etapas processuais;
  • Integração com a Nota Fiscal Eletrônica;
  • Redução em 60% no preenchimento de informações;
  • Automatização da conferência de informações;
  • Guichê único entre exportadores e governo;
  • Fluxos processuais paralelos.

Fonte: MDIC

Conheça A Narwal Sistemas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *