A importância da tecnologia no agronegócio: inovação e eficiência

A importância da tecnologia no agronegócio: inovação e eficiência

Sistemas de gerenciamento de pedidos, drones para monitoramento de lavouras, sensores para análise precisa do solo, softwares de agricultura de precisão – este é um pouco do cenário da tecnologia no agronegócio, responsável pela modernização do setor.

À medida que as fronteiras entre a agricultura e a tecnologia se entrelaçam, fica mais nítido observar a revolução nas práticas agrícolas e comércio exterior do agronegócio, impulsionada por soluções inovadoras e tecnológicas.

Diante disso, é importante conhecer bem esse panorama e a tendência para saber como lidar com os desafios e aproveitar as oportunidades.

Vamos juntos explorar mais sobre esse cenário!

A revolução tecnológica no agronegócio

Dentro dos avanços da tecnologia no agronegócio, a automação é um dos pilares fundamentais desse processo, porque altera significativamente a dinâmica das operações no campo e no comércio exterior.

Esse pilar permite otimizar o tempo e os recursos, além de reduzir a dependência da mão de obra humana por meio do uso de máquinas e equipamentos, como tratores, colheitadeiras e outros.

De forma geral, a automação de processos logísticos proporciona diversos benefícios, que vão desde a simplificação de tarefas diárias até a maior eficiência na execução de funções mais complexas.

Outro avanço da tecnologia no agronegócio brasileiro é a Internet das Coisas (IoT), que é capaz de conectar sistemas e dispositivos para reunir, avaliar e compartilhar dados relevantes.

Isso é possível por meio de sensores, drones e outros dispositivos instalados em várias partes da cadeia produtiva agrícola. Inclusive, esses recursos também contribuem para o monitoramento da condição de produtos durante o transporte.

Além desses avanços, outras inovações que se destacam no contexto agrícola são os recursos de inteligência artificial (IA) e machine learning. Em suma, são tecnologias que visam coletar um volume de dados para identificar padrões e oferecer insights valiosos.

As ferramentas tecnológicas para gestão agrícola

A tecnologia trouxe várias ferramentas cruciais para a modernização e otimização das operações no setor. Inclusive, elas são tão marcantes que se consolidaram como parte integral do cenário atual.

Segundo o levantamento da pesquisadora Maira de Souza Regis, da Universidade de Brasília (UnB), mostrou que mais de 95% dos produtores rurais usam algum tipo de ferramenta tecnológica.

A pesquisa mostrou que 96,3% dos produtores utilizam softwares e aplicativos de operações bancárias via internet, 90,74% de previsão climática e 90,71% para manejo agrícola.

Além dessas, alguns exemplos de tecnologias adotadas são softwares com as seguintes funções:

  • gestão de propriedades;
  • planejamentos anuais;
  • controle de fluxo de caixa;
  • gerenciamento de máquinas e propriedade.

Em resumo, essas são funcionalidades de softwares de gestão, que representam um marco no aprimoramento das práticas agrícolas.

Tecnologias de comércio exterior para o agronegócio

As tecnologias de comércio exterior são as ferramentas e soluções digitais utilizadas para facilitar e otimizar as operações comerciais entre diferentes países.

Neste sentido, elas oferecem diversos benefícios, como a eficiência operacional, transparência na cadeia de suprimentos, conformidade aduaneira, agilidade nas transações financeiras e outros.

No geral, essas tecnologias são projetadas para superar desafios logísticos, aduaneiros, financeiros e regulatórios associados às transações internacionais. Alguns exemplos dessas ferramentas são:

  • sistemas de gerenciamento de pedidos;
  • sistemas de rastreamento de cargas;
  • ferramentas de compliance aduaneiro;
  • plataformas de comércio eletrônico internacional.

A Narwal Sistemas, por exemplo, trabalha com o software líder no mercado de soluções comex do Brasil.

Um dos objetivos do nosso sistema é, justamente, estabelecer a integração com o seu ERP e oferecer uma gestão de comex completa.

Impulsione sua gestão de comércio exterior com a Narwal Sistemas!

Agricultura de precisão: maximizando os recursos

A revolução tecnológica no agronegócio

A tecnologia e inovação no agronegócio visa maximizar o uso eficiente dos recursos agrícolas por meio da aplicação de ferramentas avançadas, como GPS, sensores, drones, softwares e outros sistemas.

A agricultura de precisão se baseia nos seguintes aspectos:

  • monitoramento detalhado das etapas da cadeia produtiva agrícola;
  • elaboração de mapas de variabilidade;
  • utilização de sistemas de direcionamento nos equipamentos agrícolas para seguirem trajetórias de forma automatizada;
  • aplicação variável de insumos;
  • uso de sensores de colheita para registrar informações sobre a produtividade.

Portanto, essa abordagem da agricultura procura maximizar o uso eficiente dos recursos para aumentar a produtividade, reduzir desperdícios e contribuir para sistemas agrícolas mais equilibrados.

Leia também: KPI no Comex: o que é, benefícios e quais são as principais [Guia]

Desafios e oportunidades na adoção tecnológica

Por mais que as tecnologias estejam consolidadas no cenário do agronegócio, existem alguns desafios no processo de integração dessas inovações no setor, que consistem em:

  • alto custo inicial;
  • conhecimento técnico para utilização das tecnologias;
  • infraestrutura adequada e conectividade;
  • integração de sistemas.

Ainda que existam desafios, o processo de adoção tecnológica no campo do agronegócio oferece várias oportunidades, como:

  • aumento da produtividade e eficiência operacional;
  • tomada de decisões informadas;
  • conformidade com padrões de qualidade;
  • inovação sustentável;
  • acesso a mercados internacionais.

Tendências futuras: a próxima fronteira da tecnologia no agronegócio

O campo da tecnologia está em constante evolução, o que implica no surgimento e adoção de novas ferramentas no agronegócio. Algumas das principais tendências são:

  • softwares com base de SaaS para dar suporte em gestão;
  • inteligência artificial (IA);
  • big data;
  • Internet das coisas (IoT);
  • drones desenvolvidos para monitoramento do campo;
  • sensoriamento.

Essas tendências refletem a busca constante por inovação no agronegócio, o que evidencia ainda mais a transformação do setor por meio da adoção de tecnologias avançadas.

E tem mais, as tendências tecnológicas futuras ajudam a impulsionar a competitividade, sustentabilidade e resiliência do agronegócio no comércio exterior. 

Isso porque a adoção estratégica dessas tecnologias melhora a eficiência operacional e também posiciona o setor para enfrentar os desafios dinâmicos do mercado global.

Tecnologia no agronegócio: impacto e tendências futuras

Qual a importância da tecnologia no agronegócio?

A tecnologia no agronegócio é crucial para otimizar operações, elevar a produtividade, aumentar a eficiência, promover práticas sustentáveis e enfrentar desafios do setor.

Além disso, adotar esses recursos é essencial para as empresas se manterem competitivas no mercado e atualizadas com as demandas que estão em constante evolução.

Ao integrar essas tecnologias que citamos neste conteúdo, os negócios conseguem alcançar uma gestão mais ágil, precisa e com capacidade de se adaptar às mudanças no cenário agrícola global.

Entenda como a Narwal pode ajudar o seu negócio

A Narwal Sistemas é uma empresa especializada em fornecer soluções digitais para operações de comércio exterior.

Oferecemos uma plataforma que integra os principais portais de Comex e os maiores sistemas de ERP do Brasil. Assim, é possível impulsionar as atividades comerciais do seu negócio.

O nosso sistema oferece funcionalidades essenciais para facilitar as transações, tais como:

  • geração de notas fiscais com apenas dois cliques;
  • rastreamento e monitoramento de cargas em tempo real;
  • eliminação completa do uso de planilhas por uma interface organizada;
  • controle eficiente do ganho fiscal;
  • gerenciamento das variações de dólar.

Impulsione sua gestão de comércio exterior com a Narwal Sistemas!

Conclusão

Neste artigo, exploramos de que maneira a tecnologia no agronegócio desempenha um papel fundamental na otimização das diversas etapas do processo produtivo e no cenário do comércio exterior.

Desde o uso de drones para monitoramento até a implementação de softwares avançados de agricultura de precisão, examinamos como essas inovações redefinem práticas tradicionais do setor.

Enfim, a tecnologia tem alta capacidade de impactar positivamente o campo do agronegócio para preparar um terreno para uma produção agrícola mais eficiente, sustentável e equilibrada, bem como um comércio exterior mais dinâmico e competitivo.

É importante que as empresas tenham atenção às tendências, desafios e oportunidades que apresentamos para se manterem atualizadas no mercado.

Gostou deste conteúdo e quer aprender mais? Leia também sobre o Novo Processo de Importação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *