Seguro Importação? O que é?

As cargas importadas costumam atravessar um longo caminho até alcançarem o seu destino final. Embora existam diversos sistemas que efetuam a análise e controle das mercadorias carregadas e do trajeto percorrido pela embarcação, surpresas podem ocorrer. Mercadorias quebradas ou faltando, acidentes com o veículo de transporte ou até um sinistro total da carga, fatores que podem ocorrer e acabam por gerar custos inesperados na operação. A possibilidade de avarias na mercadoria, infelizmente, ainda é bastante alta. Considerando o alto valor monetário atribuído a essas operações, a utilização de um seguro se faz essencial.

 

seguro importação

Existem variados tipos de seguros, porém, se destacam duas modalidades de cobertura:

Cobertura Básica Ampla A: Assegura mercadorias contra prejuízos provenientes de acidentes com o veículo de transporte e também das causas externas, como extravios, roubos, avarias, entre outros;

Cobertura Básica Restrita B/C: Assegura mercadorias contra prejuízos causados por danos ou perdas advindas de acidentes com o veículo transportador (navio, caminhão, avião etc.).

A leitura da apólice de seguro sempre deve ser feita com muito cuidado. A sessão que explana os itens de cobertura também mostrará quais fatores não fazem parte da cobertura oferecida e as limitações impostas pela seguradora.

O responsável pela contratação do seguro será definido ao selecionar o Incoterm relativo a operação. Nessa hora, importador e exportador já ficarão cientes de seus deveres em relação a segurança da carga. A modalidade de importação selecionada também é fator importante e deve ser escolhida com bastante cautela.

É bastante comum que empresas já possuam parceria com seguradoras de confiança, facilitando o processo de logística internacional. Essa parceria pode ser firmada por meio de apólice aberta, possibilitando assim a segurança de uma quantidade maior de embarques usando a mesma cobertura.

Vale salientar de que muitas das seguradoras oferecem serviços de seguro parcial, relativo a apenas uma parte da operação. A utilização desses serviços não é muito recomendada pois, embora ofereçam custos menores, não garantem a segurança total da carga, que certamente tem um valor consideravelmente maior do que o apresentado pelo seguro.

Conheça A Narwal Sistemas

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça Mais Sobre a Narwal Sistemas!