4 Dicas Fundamentais Para Quem Deseja Exportar!

dicas exportação

Com a recente crise que atingiu o nosso país nos últimos anos, os empreendedores brasileiros decidiram expandir as suas áreas de negociação para fora do país. Embora hoje possamos dizer que a crise econômica não é mais a principal preocupação dos empresários nacionais, a estratégia de abrir linhas de comércio com mercados externos se faz tão efetiva quanto nunca. Decidimos então, baseando-nos na Teoria dos 4 P’s, oferecer quatro dicas que nós consideramos essenciais para quem deseja começar a exportar.

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Preço:

Esteja sempre atento aos os encargos e taxas praticados pelo país de destino para o tipo de produto que você deseja exportar, certificando-se de que o preço final será competitivo quando em relação aos concorrentes. Lembre-se também de manter uma margem de segurança para caso ocorra algum tipo de extravio ou danificação durante o transporte, gerando alguns custos extra que, sem a preparação correta, podem acabar matando a margem de lucro do exportador.

Leia também: Exportação temporária: o que é, como solicitar e como extinguir

Praça:

Conheça bem o estilo de vida local da população do país destino das suas mercadorias. Clima, hábitos, tradições, fatores que são naturalmente diferentes dos nossos que tem impacto direto no possível sucesso do produto no mercado internacional. Algumas pequenas mudanças no produto são bem-vindas para que ele se encaixe melhor na cultura local.

Produto:

Saiba exatamente quem são seus concorrentes e quais as suas vantagens sobre eles, sendo sempre realista ao fazer esse tipo de análise. Tenha em mente quem será o seu público alvo e qual a categoria de preços que você irá se posicionar, não ter essas informações pré-definidas ao entrar em um mercado novo pode gerar uma certa confusão na mente do consumidor, sem saber se é um produto de alto valor agregado ou uma mercadoria que trabalha volume sobre custo.

Promoção:

Como o seu produto será apresentado para esse novo público? Serão feitas ações de divulgação específicas para os mercados internacionais? Qual a verba dedicada a essas ações? As respostas para tais questionamentos devem estar na ponta da língua quando o assunto é exportação. Lembrando sempre que cautela é necessária ao colocar algo novo no mercado, principalmente quando existe o intuito de tirar uma parcela de mercado que já está consolidada pelos meus concorrentes. Diversas empresas tinham produtos de qualidade com preços competitivos, total conhecimento do mercado local, porém uma má divulgação custou centenas de milhares de reais aos bolsos dos investidores. Vale dizer ainda que o conhecimento do mercado pode auxiliar na execução de estratégias de gestão de riscos como o hedge.

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